Mais um braço na luta digital por uma sociedade mais justa.
B
B

segunda-feira, 1 de março de 2010

Papagaios de telejornal

b

Declarar e defender nossas convicções políticas custa uma generosa dose de paciência com os amigos cuja única fonte de informação é um telejornal, às vezes, um portal de notícias da mesma empresa, ou quando muito, a capa de um semanário comprometido até os dentes com interesses espúrios. Não encontro explicação lógica quando esses mesmos amigos se divertem em colocar em xeque nossas crenças ideológicas. Até ontem pensei que isso acontecia somente comigo, mas não! Durante o aniversário de um querido amigo na noite do último domingo, presenciei um verdadeiro bombardeio ao aniversariante por parte do irmão dele. Os questionamentos eram os mais variados, tipo: Cadê a obra tal? Cadê o hospital tal? Por que a Avenida Luciano não sei lá das quantas ficou tanto tempo interditada... e por aí foi...! 

É amigos... isso também acontece comigo quase todos os dias... Ainda bem a maioria dos críticos do programa de governo no qual acredito são ótimos papagaios de telejornal, ou seja, apenas reproduzem o que é permitido que eles vejam. Isso porque nossa minúscula imprensa sempre escolhe qual será a pauta do dia. Prefere atuar na fabricação de factóides com alicerces de areia a antecipar um debate sério como a tão urgente reforma política, incluindo o Judiciário.

Separei dois factóides, dos tantos que recebo via e-mail, para demonstrar o quanto é fácil derrubar por terra os descalabros da nossa minúscula imprensa. Trata-se da ficha falsa da Ministra Dilma publicada pelo jornal Folha de São Paulo e a pseudocrise entre César Ciélo e o Presidente Lula publicada pelo jornal O Estado de São Paulo.

1º Essa ficha foi publicada no dia 05/04/09 na CAPA do jornal paulista Folha de São Paulo, e no dia 25/04/09, no rodapé de uma página perdida entre outras tantas, reconheceu tratar-se de uma ficha falsa! Só aqui no Brasil mesmo acontece isso, pois, em qualquer outra democracia séria no mundo, essa jornalista teria sido punida pelas leis vigentes, em ter publicado algo sem autenticidade da fonte e conteúdo! Segue artigo do Observatório da Imprensa acerca do episódio, clique aqui.

2º Ciélo reclamou da falta de incentivos para o esporte aqui no Brasil e a pitada generosa de pimenta ficou por conta do jornal. É verdade sim, que Ciélo não é um atleta "prata da casa" por falta de investimentos! Acontece que os maiores patrocínios vêm da iniciativa privada, e são para atletas ou categorias já consagradas! Nesse caso, a empresa privada não está fazendo nenhum favor ao esporte, está usando a imagem do atleta visando interesses puramente comerciais.
Já os investimentos do Estado Brasileiro no esporte, vêm através de incentivos fiscais, ou por via das empresas públicas, e essas sim são as que mais investem no esporte como uma forma de acelerar a inclusão social e difundir o esporte. Talvez tenha sido por isso, que pela primeira vez um Chefe de Estado, recebeu o Troféu Personalidade Olímpica 2009, e foi aplaudido de pé várias vezes durante o eventos pelos atletas do Comitê Olímpico Brasileiro, inclusive pelo próprio Cesar Ciélo.
Lembro também o papel de destaque assumido pelo Brasil no cenário internacional do esporte reconhecido pelos mais importantes conselhos, entre eles, FIFA e COI, que nos confiaram a Copa 2014 e Olimpíadas 2016, respectivamente, sem esquecer dos Jogos Pan-americanos de 2007, além dos tantos mundiais das mais diversas categorias do esporte realizados no Brasil.

É amigos... já faz um tempo que este país deixou de ser o país do "quase", hoje somos o país do "Sim, deu certo!"
É verdade também, que ainda há muito que ser feito, muito mesmo, principalmente no combate das distorções no social, no fiscal e na política!

Mas o importante é que já começamos a fazer! E isto não pode parar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário