Mais um braço na luta digital por uma sociedade mais justa.
B
B

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Liu Xiaobo e Julian Assange



Através dos blog's, sites independentes, redes sociais, temos a produção constante de informação e contra-informação. O mais atual exemplo do poder de esforços independentes é o tão combativo (e combatido) site WikiLeaks.
O trabalho desenvolvido por essa equipe é algo sem precedentes na história da humanidade no que diz respeito à difusão da informação.

E mais uma vez estamos presenciando que a grande imprensa nacional e internacional está à serviço, como sempre, dos grandes interesses. Impressionante o quanto se mostra eficiente e proativa nossa minúscula imprensa quando percebe alguma pseudo-ameaça aos seus interesses. São editoriais e mais editoriais, colocam sociedade contra governo, sempre se escondendo de forma criminosa por trás do véu da "liberdade de expressão".

Agora pergunto a essa mesma turminha quando virá o primeiro editorial, nota de repúdio ou manifestação contra a prisão daquele que realmente promove a liberdade de expressão, o jornalista e ciberativista Julian Assange? Jornalista que hoje se encontra preso por divulgar as canalhices de alguém, para ser mais preciso, as canalhices da diplomacia americana.

Mas paradoxalmente, o primeiro manifesto de repúdio contra a prisão do Sr Julian Assange veio justamente daquele que nossa imprensa grita aos quatros ventos ser uma ameaça à liberdade de expressão, do Sr Luiz Inácio Lula da Silva, onde o mesmo foi enfático em cobrar manifestações contra prisão do criador do WikiLeaks. E disse: "Liberdade de expressão não tem preço. Para tudo mais, você tem MasterCard" ... "O que acho estranho é que o rapaz que estava desembaraçando a diplomacia foi preso e eu não estou vendo nenhum protesto contra a liberdade de expressão. Não tem nada contra a liberdade de expressão de um rapaz que estava colocando a nu um trabalho menor que alguns embaixadores fizeram."

É amigos, e não pára por aí... alguém viu algum editorial, alguma notinha perdida no rodapé de algum jornal criticando a postura truculenta e bárbara do governo chinês em manter preso e negar que o agraciado pelo Nobel da Paz de 2010 receba o seu prêmio? Pois é... o chinês Liu Xiaobo foi condenado à prisão por defender a reforma democrática na China e continua preso.

E por falar em democracia... até agora tô esperando alguma manifestação da Globo, G1, UOL, Folha de São Paulo, revista Veja, jornal O Povo, a favor de Julian Assange e Liu Xiaobo.

Um comentário: